A cidade de Mangaratiba, na região da Costa Verde, foi incluída, na última semana, no Ranking Motorola de Cidades Digitais 2009. O título é resultado de um estudo na América Latina para medir os níveis de digitalização na região, elaborado pela Convergência Reseach, que reconheceu o esforço da prefeitura pelo progresso e modernização tecnológica.
Para se chegar a esse resultado, o município passou por uma série de avaliações da Motorola, uma das maiores empresas do mundo em desenvolvimento de tecnologia e fabricação de equipamentos wireless (sem fio), que solicitou todas as informações sobre o Projeto Mangaratiba Digital, que criou oito Telecentros Comunitários, espalhados pela cidade, com acesso gratuito à internet. A Prefeitura espera que até o fim do ano sejam inauguradas mais duas unidades.
Outro projeto do município é o Orla Digital, que disponibiliza o sinal de internet, também de graça, na orla do município. A primeira etapa já foi concluída: a orla de Mangaratiba já tem o sinal disponível. Dessa maneira, quem tem notebook já pode captar o sinal de internet e acessar e-mails, fazer pagamentos e realizar outros serviços disponíveis na rede, sentado no quebra-mar.
Para o Secretário da pasta, Pedro Lemelle, esse é mais um reconhecimento que prova que vale a pena investir em tecnologia, modernização das rotinas administrativas e da democratização do acesso à internet para toda a população.
-Esse é mais um fruto que colhemos de nosso trabalho. O reconhecimento dessas empresas nos coloca num patamar de cidades como Seul, Londres e Ohio, que também estão nesse ranking.
Segundo o Vice-Presidente da Motorola na América Latina e Caribe, Oscar Rojas, em carta enviada à Secretaria de Indústria, Comercio e Tecnologia da Informação (Sicti), ter o título de Cidade Digital representa, além de conectividade e infra-estrutura, uma administração pública moderna, que faz uso inteligente da tecnologia com o objetivo de fornecer novos serviços, maior segurança, eficiência e facilidades para a população, dando a seus habitantes uma nova perspectiva de cidadania.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Estado do Rio.